quarta-feira, outubro 27, 2004

DEPOIS DE MEC...LOBO ANTUNES ESCREVE NO BLITZ

António Lobo Antunes, o eterno candidato português a nobel da literatura, vai passar a escrever crónicas musicais no Blitz.
Inspirado por “31 Songs” de Nick Hornby (“Quem?”, pergunta, ironizando), Lobo Antunes diz “ter chegado a uma fase da minha escrita onde uso a mesma fórmula para tudo, como as receitas que a minha avó fazia com o vento a soprar lá fora. Como se estivesse, literalmente, a encher chouriços, o meu papel hoje é praticamente só enfiar mesmo a chicha na tripa com o vento a soprar lá fora”.
Assim, logo que aquele semanário o convidou para preencher a página entre a crónica do MEC e as caralhadas da Voz do Povo, o escritor nem hesitou, “É uma oportunidade para reviver todo o meu imaginário musical. Vou mostrar às pessoas o meu cancioneiro desde os tempos em que a minha avó me embalava no seu colo e o vento soprava lá fora”.
Fica aqui, em exclusivo para o IM, um excerto da sua primeira crónica, a ser publicada na próxima edição do jornal.

(...)
O vento sopra frio nos braços da árvores. Fito-te os olhos, apesar de de costas e das tuas
costas
- That is
o vento sopra gelado pelos pinheiros e as pernas tremem, eu contorço os braços e as gárgulas andam por perto,
- como te pude esquecer Filomena?
amo-te desde os tempos em Benfica em que os carros passavam fugazes e apressados,
onde o tempo não tinha tempo e as nossas filhas ainda não tinham crescido e íamos a Cascais e a Queluz e mais tarde ao Jumbo, que ainda não havia o Carrefour
- that
o tempo em que nos conhecemos na mercearia do zé que ainda não tinha dado lugar ao café onde agora a tua filha namorisca o rapaz do tuning, que não é corridas de carros que isso é outra coisa
-that´s
o tempo remoto em que nos conhecíamos repetidamente pelos cantos da casa, em que nos amávamos nas camas
dos teus pais
pela tua rua
- dá-me a tua
os tempos em que éramos tenros e o vento não passava tão forte pelos pinheiros.
- that is
Como nesses tempos
- "that´s the way i like it"
a canzana voltou a ser uma opção.