domingo, outubro 31, 2004

SAM THE KID DETIDO POR SAMPLAR VELHINHA

O rapper e produtor Sam the Kid foi detido esta noite em Chelas, por tentativa de "sampling" de uma senhora idosa à saída da igreja de São Maximiliano Kolbe. A vítima, visivelmente abalada, contou ao Inimigo Musical como tudo aconteceu: “Ah, raça do miúdo, eu ia rezar o terço à minha capelinha e ele chega ali ao pé de mim e começa a acenar com o gravador e a dizer para eu gritar porque queria a minha voz para umas “batidas gordas”. Isto diz-se a uma senhora respeitável e religiosa como eu ? Ah, meu Jesus Cristo!”
As autoridades já por mais de uma vez alertaram para o perigo que representa o aumento de "sampling" nas ruas de Lisboa. O comandante da PSP Vasco Fonseca lançou um aviso: “Tenham cuidado com pessoas com bonés e calças largas, de gravadores nas mãos e sobretudo afastem-se de sítios onde se ouça um "scratching" constante. É assim que eles atraem as vítimas. Felizmente já apanhámos um dos principais responsáveis por esta barbaridade que assola as ruas de Lisboa.
Sam The Kid já tinha sido advertido pelas autoridades numa situação ocorrida em Agosto no Corte Inglês, em que o jovem produtor tentou samplar umas calças largas. Na altura o músico defendeu-se alegando que apenas tinha samplado um certo comprimento: “Não é crime, man, foram só 30 centímetros de tecido”. Rui Miguel Abreu escreveu na altura um artigo a denunciar este "atentado à liberdade artística" dos jovens valores do hip-hop tuga: "Ao que chegou a música portuguesa quando um jovem não pode sequer samplar um mísero par de calças".
Casos como o desta noite não têm acontecido apenas em território português. No mês passado em Sidney, o colectivo The Avalanches alcançou as páginas dos tablóides quando tentou samplar um almoço, num dos restaurantes mais reputados da cidade australiana. Segundo o “Sidney Daily News”, os membros do grupo tentaram samplar duas panquecas e um cafezinho, tendo sido, no entanto apanhados pela Polícia australiana, a quem devolveram de imediato os samples: "This coffee is not old-school, man. It´s commercial crap".