quarta-feira, novembro 10, 2004

SPIRITS - THE PEEL SESSIONS LANÇADO A 1 DE DEZEMBRO

Era inevitável. Após a fuga e partilha na Internet de dois dos temas que compõem a mais aguardada compilação da história da música, a Vidisto antecipou o lançamento de Spirits - The Peel Sessions para o dia 1 de Dezembro. O IM recorda que na semana passada surgiram nas comunidades de partilha de mp3 os ficheiros 'Imagine(heaven mix)-advance-2005-esc' e 'What a wonderful afterlife 192kbps-share-or-die', temas de John Lennon e Louis Armstrong, respectivamente.
Durante a apresentação do duplo-álbum à imprensa, João Tremoço confidenciou ao IM a história por detrás do projecto que já originou a pré-venda de 300 milhões de cópias e a atenção do mundo para o que se tem passado nos Estúdios Figueira, na Foz.
"Tudo começou há uns meses atrás quando a D. Joaquina, nossa empregada de limpeza, meio abatida com problemas de saúde e familiares, foi aconselhada por umas vizinhas a defumar a casa e o local de trabalho, já que estas conheciam uma mulher que fazia um "servicinho bem feito e nada caro. Só dá o que puder". Claro que deixámos a senhora vir cá ao estúdio e imaginem o nosso espanto quando ela se agarra abruptamente ao microfone e começa a cantar o 'Summertime' com uma voz do outro mundo, literalmente. Ella Fitzgerald tinha encarnado na Madame Lisete ao pressentir um estúdio de gravação. Avançámos rapidamente com a contratação de todos os mediums dos Classificados do JN e ainda mais eufóricos ficámos quando, na entrada, o Professor Karamba se sente possuído por um John Peel cheio de vontade de continuar o seu fabuloso trabalho de divulgação. O resto da história já vocês conhecem..."
E o resto é um duplo-álbum histórico que conta com grandes nomes da música como Johnny Cash, Elvis Presley, Kurt Cobain, Jim Morrison ou os já citados Lennon, Armstrong e Ella. Sem espaço para uma análise exaustiva, não podemos deixar de mencionar o dueto Tim/Jeff Buckley como um dos pontos altos desta compilação. Já António Variações é o representante português, com o excelente tema electro clash 'A Alma é que Paga'.
Mas nem tudo são boas notícias. As suspeitas que pairavam no ar sobre o desaparecimento de Richey James, ex-Manic Street Preachers, e a teoria de que Paul McCartney teria morrido e sido substituído nos Beatles por um sósia foram confirmadas hoje à tarde, após a audição dos temas presentes na colectânea. Richey James surpreende com uma versão acústica do último single dos Manic, podendo este ser um sinal de aprovação ao caminho que a banda seguiu. Já Paul McCartney espantará tudo e todos com uma versão hardcore de 'Helter Skelter'. É caso para dizer: mortos, mas de boa saúde.

O FUTURO
João Tremoço também falou no futuro próximo em matéria de lançamentos. Segundo o representante da Vidisto, as 3 salas de gravação estão neste momento ocupadas com o próximo projecto: Spirits - The Classics. O Professor Bambo está sentado em frente a um cravo, à espera de Bach, enquanto Alcina Lameiras e o Professor Alexandrino vão tentar chamar às suas mãos os geniais Mozart e Tchaikovsky. Uma big band com os grandes nomes do jazz será o próximo passo.