sexta-feira, janeiro 28, 2005

CREDIBILIDADE PUNK DOS FONZIE CRESCE DEVIDO A "MORANGOS COM AÇÚCAR"

A inclusão do tema "Gotta Get Away" dos Fonzie na série diária da TVI Morangos com Açúcar fez com que a credibilidade punk dessa banda, já muito debilitada, crescesse. Segundo gente que sabe, nomeadamente dois miúdos de 12 anos de classe média que põem gel no cabelo e se dizem contra o sistema mas cujos casacos de cabedal são da GAP, um sem-abrigo filho de uma estrela de televisão, e um estudante de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Morangos com Açúcar é a série mais punk de todos os tempos.
"Os Fonzie são bué de fixes! Força, Tó Jó, come a Lola! Eu sou bué de radical! Anarquia é fixe!", disse Salvador, um dos miúdos de 12 anos ao IM. "Eu vivo na rua, perto das pessoas a sério, recuso os valores que esta sociedade capitalista nos impõe e gosto de comer cuspo dos outros, a minha maior fonte de proteína.", comentou Zé Tó (nome fictício), o sem-abrigo. "A subversão dos valores tradicionais que está patente em 'Morangos com Açúcar' adapta-se perfeitamente à linha estética que os Fonzie têm vindo a delinear ao longo de todos estes anos de carreira. Considere-se também que esta é a banda portuguesa que mais vende lá fora e essa é uma forma muito boa de subverter por dentro esta sociedade capitalista. Já disse e volto a repetir que após concluir o meu curso vou passar a viver como o 'Bom Selvagem' que Rousseau imaginou, fora da sociedade e rejeitando estes valores que nos são impostos. Julgo também que a banda em questão quer fazer isso, mas não consegue. Ou isso ou querem dinheiro, mas julgo que os Fonzie e a TVI são de confiança.", disse Eleutério de Sousa, estudante da FLUL.
Relembre-se que os Fonzie se formaram algures em 1997 ou 1998 ou 1999 ou até antes e que se tornaram famosos (mais ou menos) após o lançamento de Built To Rock.