domingo, outubro 24, 2004

PEDRO CAMILO ESQUECE A SUA PROFISSÃO

Pedro Camilo, ex-elemento dos Sétimo Céu e artista a solo de há uns anos para cá sem que um número equivalente a metade dos associados do Grupo de Pescadores de Robalo de Vila do Conde disso se tenha dado conta, sofreu um duro revés na sua experiência na Quinta das Celebridades, "reality show" emitido diariamente pela TVI.
De acordo com o departamento médico da TVI, o cantor de 29 anos sofreu ontem uma amnésia "súbita mas selectiva" que, contudo, não lhe causou danos de maior se exceptuarmos o facto de Camilo, voz de um dos temas da banda-sonora da novela "Morangos Com Açúcar", se ter esquecido completamente da sua profissão, a de cantor e compositor dos seus temas.
"Trata-se de uma doença raríssima do foro psicológico que costuma afectar pessoas com uma personalidade fraca e indefinida, incapazes de provar o seu valor na sociedade e com uma confiança cega na eficácia da sua economia verbal", declarou ao IM José Fragateiro, psiquiatra de serviço na Quinta da Baracha, entre as 9 da manhã e o meio-dia.
De acordo com a mesma fonte, após alguns exames rotineiros, "Pedro Camilo recorda-se de todos os aspectos relevantes da sua vida, do nascimento das suas irmãs à farfalheira resultante da sua alergia a coiratos que o safou da tropa". No entanto, quando se pede ao cantor que enumere os seus feitos profissionais, a resposta é um silêncio incompreensível.
Fragateiro atribui a situação a um excesso de stress do artista que, como é sabido, tem estado exposto a esforços que, até hoje, não tinha conhecido. O estado psicológico decorrente dessa situação traumática é definido pelo médico como "Fadiga Reflexa", que consiste no cansaço provocado "pelo facto de Camilo estar, constantemente, a ver os outros trabalhar". O IM contactou o psiquiatra Daniel Sampaio que corroborou a opinião médica da equipa da Quinta e definiu a situação como "um daqueles casos que a sabedoria popular costuma resumir numa frase: «só de ver já se cansou»".
O que é certo é que o esquecimento selectivo de Camilo está a provocar algum mau estar entre os residentes da Quinta. "Já não bastava aquele cheirinho a sovaco e agora é isto", desabafou com o IM uma conhecida habitante daquela peculiar exploração agro-pecuária.
Contactado telefonicamente pelo IM, o cantor revela-se consciente da sua situação e, perante a nossa insistência em não revelar o ofício que Camilo abraçou, mostrou alguma impaciência: "Contabilista? Vendo na feira? Epá, varreu-se-me!".