domingo, outubro 24, 2004

NORTON ANTIVIRUS VAI DETECTAR XUTOS

A Symantec, empresa responsável por um dos programas mais populares no combate a vírus informáticos, anunciou na passada terça-feira uma nova versão do Norton Antivirus que já reconhecerá ameaças escondidas em ficheiros MP3.
Uma das novidades do novo Norton Antivirus - a ser lançado no início de 2005 - vai ser a capacidade do programa se adequar rapidamente às realidades locais, com base num motor de análise de reincidências. De acordo com John McAllistair, director executivo da Symantec, "o Norton Antivirus 2005 saberá, ao fim de duas semanas de utilização, a diferença entre um MP3 dos Radiohead e um ficheiro do mesmo tipo dos Toranja". O segredo passará por uma análise exaustiva de algoritmos que permitirá identificar vírus até hoje incógnitos e que, segundo McAllistair, "são o terror silencioso do mais comum utilizador de um PC multimédia".
Com a versão 2005 do Norton Antivirus será, por fim, possível erradicar de qualquer disco rígido, ficheiros MP3 infectados com o vírus worm.xutos.pontapés, prevendo-se que a eficácia seja plena, já que o programa está preparado para identificar as variações worm.xutos.cabeças.no.ar, worm.xutos.rio.grande e mesmo o velhinho worm.xutos.resistencia. Periodicamente, serão disponibilizadas na página da Symantec actualizações que permitirão, a curto prazo, proteger qualquer computador pessoal contra vírus tão insistentes como o trojan.uhf, w32.jel ou backdoor.mafalda.veiga.