quarta-feira, novembro 03, 2004

GUSTAVO CALDEIRA REVELA DIGRESSÃO LUSO-ANGLO-SAXÓNICA

Gustavo Caldeira, perturbado cantautor e auto-proclamado “filho legítimo do sacana do John Lennon”, revelou pormenores sobre a sua digressão luso-anglo-saxónica numa conferência de imprensa presenciada pelo IM, uma amiga de infância e um duende budista de Hyderabad.
Actualmente a ultimar o seu álbum de estreia num estúdio mexicano fronteiriço, propriedade de um mariachi adepto do Rayos de Necaxa FC, Caldeira legitimou a sua extensa e pomposa digressão: "Eu vou começar esta tournée porque eu penso que temos de pensar nos outros, e os outros precisam de ouvir o meu trabalho. Eu acho que a música em Portugal tem muita qualidade. Eu acho que eu preciso de apoiar a música nacional. Por isso, eu vou apresentar o meu album em palcos mais alternativos. Eu gostei de ver o Nuno Markl a apoiar este meu projecto, que eu tenho desenvolvido desde que tenho 10 anitos.”
Questionado sobre o porquê da arriscada transição de cuecas para boxers, o compositor defendeu-se ao teorizar que “Eu, cá no fundo, sou um roqueiro, eu gosto da Yoko Ono, eu quero mudar o mundo com a minha t-shirt da União Soviética. Eu gosto do comunismo. Tu gostas do comunismo? Não interessa. Esta entrevista é sobre mim, não sobre ti. Eu sou músico para expressar aquilo que eu sinto."
Agendada para coincidir com as férias de Natal, a Caldeira Christmas Tour 2004 terá um início apoteótico nos WC do Santiago Alquimista para depois passar por locais tão emblemáticos como o Rei dos Leitões na Mealhada ou a Brixton Academy em Londres, onde Caldeira é precedido por um hype criado a partir de uma crítica negativa da Pitchfork.

Ao todo, serão quinze espectáculos, a cumprir entre 17 de Dezembro e 6 de Janeiro, mesmo a tempo para chegar a casa e desmontar a árvore de Natal:

17.12 - WC Homens do Santiago Alquimista, Lisboa
18.12 - Café Jovem, Arruda dos Vinhos
19.12 - Café Jovem, Bombarral
20.12 - Café Jovem, Gafanha da Encarnação
21.12 - Rei dos Leitões, Mealhada
22.12 - Café Jovem, Pessegueiro
23.12 - 2º Bar do 1º andar do Hard Club, Gaia
26.12 - Adega Cooperativa de Pedras Rubras, Maia
28.12 - Brixton Academy, Londres SOLD OUT
29.12 - Brixton Academy, Londres SOLD OUT
30.12 - Brixton Academy, Londres
02.01 - Marisqueira dos Pobres, Matosinhos
03.01 - Bordel Super-Pintas, Esmoriz
05.01 – Carruagem-Bar do Alfa-Pendular Porto-Lisboa
06.01 - Monsanto, 3ª prostituta à esquerda, Lisboa