segunda-feira, novembro 01, 2004

STOCKHAUSEN APRESENTA CONCERTO PARA QUATRO VIOLINOS E QUATRO SUBMARINOS

Aquele que é considerado por muitos o maior compositor vivo, Karlheinz Stockhausen, vai apresentar uma obra inédita em Portugal. Depois de há alguns anos ter chocado o mundo ao apresentar um concerto para quatro violinos em quatro helicópteros, Stockhausen volta a surpreender, desta vez com uma peça para quatro violinos em quatro submarinos. A apresentação mundial deste espectáculo vai decorrer em Portugal, fruto de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura e o Ministério da Defesa. A gerir a organização deste projecto estará a Secretária de Estado das Artes e Espectáculos, Teresa Caeiro, que por demonstrar imenso à-vontade tanto na cultura como nos assuntos de defesa, vai articular todas as logísticas. Stockhausen já fez saber que não quer que o projecto meta água, mas ainda não obteve as garantias necessárias dos responsáveis. Questionado pelo IM sobre se não achava que se estava a repetir, uma vez que a mesma ideia já foi sido usada com helicópteros, Stockhausen respondeu:
“Porra, pá! Já é a quinta vez que me perguntam isso hoje… Primeiro foi o gajo do Público, depois o do DN, o da TSF, o do Jornal de Letras e até a Anabela Mota Ribeiro fez a mesma pergunta. Eu queria mesmo era ver um quinteto de pianos em pára-quedas, mas o senhor ministro Paulo Portas fez-me ver que aqui em Portugal não há disso, só submarinos. Assim a modos que foi o que se pode arranjar.”
O primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, ao ver que os camaradas de coligação estavam a ganhar demasiada visibilidade ao controlar o projecto, anunciou de imediato uma conferência de imprensa, onde comentou:
“Eu gosto muito de violinos. Só é pena que não sejam do Chopin, mas vou falar com o Rui Gomes da Silva a ver se convence o maestro a meter qualquer coisinha lá para o meio. Agora vá, desamparem-me a loja, que hoje ainda não tive a minha sesta.”